sábado, 11 de julho de 2020

"Índice de Massa Corporal" é um bom indicador de risco à saúde?

Olá, meu 🐙!

Acho que todos e todas, pelo menos uma vez na vida, já ouviram falar sobre "Índice de Massa Corporal (IMC)", certo?! Você pode até achar que não mas em algum momento de sua vida, você ouviu falar! Se ele fosse um artista, com certeza seria nível XUXA (NÃO HÁ QUEM NÃO CONHEÇA! 😂).

O IMC é um índice antropométrico calculado a partir de duas informações somente: o peso corporal e a estatura. Pela sua simplicidade, ele é bastante utilizado em estudos com grandes populações pois bem ou mal (no meu ponto de vista, muito mal) ele é capaz de estimar a prevalência de desnutrição, peso normal e excesso de peso corporal.

Agora, por que, apesar de ser de fácil aplicabilidade e super popular, ele não é um bom indicador?! A resposta é fácil! Ele não considera os valores de massa magra (músculo, ossos, água corporal) e massa de gordura e isso faz toda a diferença!

Pense no Arnold Schwarzenegger (popular igual ao IMC 😊) , em um dos primeiros filmes da série "O Exterminador do futuro"... Se fôssemos analisar o seu IMC, com certeza ele estaria na faixa de obesidade mas, visivelmente, o seu peso corporal elevado está mais relacionado ao excesso de massa muscular do que de gordura, o que, sob ponto de vista cardiometabólico, não é ruim! No entanto, caso ele apresentasse maior massa de gordura do que muscular, ele estaria predisposto ao desenvolvimento de hipertensão arterial, diabetes e outras doenças (Mas, sobre isso, falaremos mais à frente)!

🔸Resumo da história: o IMC, para estimar o estado nutricional e risco cardiometabólico, é melhor do que nada mas há vários outros indicadores muito melhores que, em outro momento, falo aqui!

------

IMC: Peso (kg)/Estatura x Estatura (m)

Categorias:
< 18,5: desnutrição
18,5 - 24,9: peso normal
25 - 29,9: sobrepeso
30 - 34,9: obesidade I
35 - 39,9: obesidade II
> 40: obesidade III

🤓

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fenótipos de Obesidade

 Olá, pessoal! Bem-vindos! Hoje falarei um pouco sobre os "Fenótipos de Obesidade", você sabe o que são? Recentes evidências têm d...