sábado, 19 de dezembro de 2020

Fenótipos de Obesidade

 Olá, pessoal! Bem-vindos!

Hoje falarei um pouco sobre os "Fenótipos de Obesidade", você sabe o que são?

Recentes evidências têm discutido a cerca de pessoas com obesidade que não apresentam alterações em parâmetros cardiometabólicos, tais como perfil lipídico (HDL-c; Triglicerídeos), glicemia em jejum e pressão arterial. Segundo alguns autores, indivíduos que são isentos destas condições podem ser chamados de "Metabolicamente saudáveis", apesar do excesso de massa corporal.

Concomitantemente ao estudo da " obesidade metabolicamente saudável", o "peso normal metabolicamente não saudável" também tem sido analisado.

MAS, ANINHA, COMO IDENTIFICAR ESSES INDIVÍDUOS? 

Há na literatura diversos critérios de classificação para esses fenótipos. Critérios que vão desde a avaliação de componentes considerados para síndrome metabólica (perímetro da cintura, HDL-c, triglicerídeos, pressão arterial e glicemia em jejum) à métodos que consideram níveis de proteína c-reativa (um importante marcador de inflamação) e a presença de resistência à insulina. 

Devido à diversidade de critérios, a determinação exata da prevalência destes fenótipos na população é dificultada, porém, estima-se que entre 14,7% à 59% de indivíduos sem obesidade seja metabolicamente não saudável e que entre 2.2% à 11.9% daqueles com obesidade seja metabolicamente saudável.

QUAL FATOR ESTÁ ASSOCIADO AO DESENVOLVIMENTO DESTES FENÓTIPOS DE OBESIDADE?

É possível afirmar que diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento destes fenótipos, porém, eu destaco a prática de exercícios físicos e um estilo de vida saudável.

Primeiramente, é preciso ressaltar que o tecido adiposo não é somente um "armazenador de energia", ele também é um órgão endócrino, ou seja, liberador de hormônios e citocinas que atuam diretamente em diversos sistemas do nosso organismo: cardiovascular, renal, reprodutor, etc.

Em segundo lugar, vale relembrar que o tecido adiposo pode ser dividido em dois tipos: subcutâneo e visceral, sendo este último altamente inflamatório e prejudicial à saúde.

Diversos estudos demonstram que o estilo de vida saudável têm importante atuação sobre o tecido adiposo visceral e, no que se refere à prática de exercícios, o principal componente à ser considerado é  a aptidão cardiorrespiratória.

A aptidão cardiorrespiratória irá considerar o quanto de oxigênio é gasto durante uma atividade, assim, a avaliação deste componente é feita mediante os níveis do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx ou de pico). Para aumento da aptidão cardiorrespiratória, um estilo de vida fisicamente ativo é fundamental, sobretudo, a prática regular de exercícios físicos de moderada à elevada intensidade.

O FENÓTIPO DA OBESIDADE METABOLICAMENTE SAUDÁVEL É ETERNO?

NÃAAO!! Trata-se de um perfil transitório e acredita-se que indivíduos com obesidade metabolicamente saudável possam se tornar metabolicamente não saudáveis em um período entre 5 e 10 anos.



Finalizo aqui reforçando o seguinte: A obesidade é um doença multifatorial que deve ser tratada uma vez que ela pode contribuir para o desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas não-transmissíveis, como Diabetes Mellitus, Hipertensão arterial, Hipercolesterolemia, Doença arterial coronariana (aterosclerose), câncer, entre outras!


Gostaram dessa publicação??? Deixe aqui seus comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fenótipos de Obesidade

 Olá, pessoal! Bem-vindos! Hoje falarei um pouco sobre os "Fenótipos de Obesidade", você sabe o que são? Recentes evidências têm d...