sábado, 11 de julho de 2020

"Perímetro da cintura" Por que mensurar?

Ainda sobre indicadores antropométricos para avaliação do risco cardiometabólico, trago hoje o PERÍMETRO DA CINTURA (PC)! 🤓

Arrisco dizer que a maioria das pessoas que pensam em "perder barriga" estão muito mais preocupadas com a estética do que com a saúde cardiometabólica. Infelizmente, ter a "barriga sequinha" ou a "barriga com gominhos" faz parte daquele maldito padrão que falei antes aqui! 🤦🏽‍♀️ (P.S.: ODEIO PADRÕES, ACHO QUE VOCÊS JÁ CONSEGUIRAM PERCEBER... 😂).

Porém, evitar o acúmulo de gordura abdominal é uma importante medida preventiva para o desenvolvimento de doenças cardiometabólicas. E, a melhor forma de avaliar a quantidade de gordura nessa região, é pela mensuração do PC. Isso porque, a partir deste parâmetro antropométrico, é possível estimar a quantidade de gordura visceral.

GORDURA VISCERAL?! QUE KI É ISSO?!!! 🤔

É a gordura localizada ao redor das vísceras (no abdômen) e apresenta uma grande capacidade pró-inflamatória. Ou seja, é capaz de liberar vários compostos que irão influenciar nosso metabolismo e sistemas!

PERA! A GORDURA LIBERA ALGUMA COISA?! PENSEI QUE SÓ ARMAZENASSE ENERGIA!! 💡

SIM! O Tecido adiposo é um importante órgão endócrino e modulador da função imune! Por esse motivo, o excesso de peso corporal é fator de risco para diversas doenças, inclusive, câncer!

Agora me diga, é mais importante se adequar à um padrão ou pensar em prevenir doenças?! 🤔

----
"Tecido adiposo" é um mundo! São milhares de informações sobre esse órgão que não dá pra falar tudo de uma vez só! Aos pouquinhos, vou falando com vocês sobre isso aqui! 😊

----
Parâmetros de PC, para risco de morbimortalidade, em adultos, de acordo com a OMS (2000):

Para o sexo feminino: > ou = 80 cm
Para o sexo masculino: > ou = 94 cm

----
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity: preventing and managing the global epidemic: report of a WHO consultation on obesity. 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fenótipos de Obesidade

 Olá, pessoal! Bem-vindos! Hoje falarei um pouco sobre os "Fenótipos de Obesidade", você sabe o que são? Recentes evidências têm d...