Oi, gente! 🤓
Embora, para algumas pessoas, pareça que a Pandemia acabou, ela não acabou não!!! O COVID-19 continua por aí e quem está acompanhando mais de perto pode perceber que os casos mais graves e as maiores taxas de mortalidade estão no sexo masculino. Por que será?! Será algum fator comportamental?! Social?! Biológico?!
A verdade é que ainda faltam muitos esclarecimentos sobre esse tema mas é possível que alguns fatores genéticos e hormonais contribuam para "maior resistência ao vírus" no sexo feminino. Porém, como esse papo é LOOONGOOO, hoje falarei somente sobre um aspecto genético relacionado à isso, beleza?
Bora lá! 😁
O cromossomo X (encontrado em dobro nas mulheres, enquanto nos homens há somente um X e um Y) é capaz de expressar moléculas específicas do sistema imune (receptores do tipo toll 3,4 e 7) que, por sua vez, estimulam a produção de interferon beta e gama... PAUSA! ANINHA, TU TÁ FALANDO GREGO PRA MIM! 😂
Os interferons são outras moléculas do sistema imune que impedem a replicação viral pois degradam o RNA mensageiro ("o código genético") do vírus. (Huuuuumm... Tô entendendo! 🤔)
Vamos fingir que o código genético do vírus é um idioma que a gente não entende nada. Se ele fosse uma pessoa, para conversarmos com ele, íamos apelar pro Google tradutor, certo?! Pois então... Para que aconteça a replicação viral, nossas células traduzem o código genético do vírus e assim formam uma nova célula viral que irá contaminar todas as outras do nosso organismo.
MAAAAAAS, se a gente tem uma molécula específica do nosso corpo que impede essa tradução do código genético, como o vírus irá se multiplicar?! Pois então, esse é o segredo! O Vírus não conseguirá se replicar! E essa é a ação dos interferons! 🤓
Considerando que o cromossomo X, expressa receptores específicos que estimulam a produção desses interferons, é possível dizer que as mulheres tornam-se um pouco mais resistentes por esse processo!
Descomplicou um pouco?!
Em breve, eu volto e tento descomplicar um pouco mais! 💁🏽♀️
NÃO ESQUEÇAM: Usem máscaras e lavem as mãos! 🤓
LI et al. Molecular mechanisms of sex bias differences in COVID-19 mortality. Critical Care, 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário