quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Exercícios de Resistência e menopausa


Oi, minha gente!

O papo hoje é sobre "exercícios de resistência e menopausa"! 💪🏽🧓🏿🏋🏿

A menopausa é um processo fisiológico normal, comum à todas as mulheres, caracterizado por uma significativa redução na produção de hormônios sexuais femininos (estrogênio e progesterona) e interrupção da menstruação.

Toda essa alteração hormonal provoca mudanças significativas na composição corporal, influencia a saúde cardiovascular e é um importante fator de risco para síndrome metabólica. Deste modo, considerando que as mulheres vivenciam 1/3 de sua vida na menopausa, a formulação de estratégias que amenizem os danos relacionados à ela é super importante!

No que se refere à composição corporal, especificamente, verifica-se que, após a menopausa, há uma significativa redução na massa muscular e aumento da massa de gordura, e isso está diretamente relacionado à presença de receptores de estrogênio no tecido muscular.

Considerando que exercícios de resistência (ER) são uma excelente alternativa para manutenção/crescimento de massa muscular e melhora da função muscular, a sua prática, sobretudo associada à terapia de reposição hormonal (estrogênio e progesterona), em mulheres menopausadas, melhora a qualidade muscular e desacelera os prejuízos relacionados ao envelhecimento.

Até mesmo em mulheres mais jovens, verifica-se que os ER promovem maior ganho de massa muscular na fase tardia folicular do ciclo menstrual, onde os níveis de estrogênio estão elevados e os de progesterona ainda baixos.

Pegou a visão?! Estrogênio é vida e ER também!
Não espere envelhecer para pensar em estratégias que amenizem os danos! O processo começa já na juventude! Com isso, eu confesso aqui pra vocês: eu que nunca fui fã de ER até pratico atualmente pensando em um envelhecimento saudável!

E você?! Já fez sua dose de exercícios hoje?!

😁


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fenótipos de Obesidade

 Olá, pessoal! Bem-vindos! Hoje falarei um pouco sobre os "Fenótipos de Obesidade", você sabe o que são? Recentes evidências têm d...